terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mostra de cinema discute a ação da imprensa

O jornalismo e a rotina de trabalho dos profissionais da imprensa são tema da mostra de cinema realizada pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro), nas terças-feiras de novembro, sempre às 19h, com entrada franca. A programação apresenta quatro longas-metragens:

- Dia 3 – A Montanha dos Sete Abutres. Direção de Billy Wilder, EUA/1951, 111 minutos de duração. Repórter em decadência fareja grande assunto quando um homem fica preso numa mina. Com a cumplicidade do xerife e da mulher da vítima, ele explora o fato, mas não parece muito disposto a salvar a vida da vítima. É a grande imprensa transformando as notícias em produto de consumo. Debatedor: Valdir de Castro Oliveira, jornalista e doutor em Ciência da Comunicação (USP).

- Dia 10 – Frost/Nixon. Direção de Ron Howard, EUA/Reino Unido/França/2008, 122 minutos de duração. Narra a história da célebre entrevista feita pelo jornalista Frost com Richard Nixon, quando o ex-presidente assumiu que sabia de Watergate e, portanto, foi responsável pela espionagem.
Ao final estão trechos da entrevista original. Debatedora: Carmem Dulce Vieira, jornalista , professora do curso de Comunicação da UFMG e mestre em Sociologia.

- Dia 17 – O Quarto Poder. Direção de Costa-Gravas, EUA/1997, 114 minutos de duração. O diretor grego discute o poder e a manipulação da mídia para favorecer os interesses de terceiros, em busca de audiência. Na verdade, a imprensa é o primeiro poder no momento de construir uma imagem e também de destruí-la, não importando se para isso irá prejudicar pessoas e atrapalhar vidas. Debatedor: Arthur Lobato, jornalista e psicólogo, vice-presidente do SJPMG e diretor executivo da Fenaj.

- Dia 24 – Boa Noite e Boa Sorte. Direção de George Clooney, EUA/2005, 93 minutos de duração. Nos anos 1950, a queda do político Joseph McCarthy é causada pelos embates entre ele e o âncora da rede CBS, Edward R. Murrow. O senador foi responsável pela operação denominada "Caça às Bruxas", que acusava sem provas cidadãos americanos de serem comunistas. Debatedora: Taís Ferreira, jornalista, pós-graduada em Memória e Cinema.

O cineclube do Sinpro funciona na Rua Tupinambás, 179, 14º andar, Centro (BH). Mais informações podem ser obtidas no site do Sinpro ou pelo telefone (31) 3115-3000.

O evento tem o apoio do SJPMG.

Fonte: SJPMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário