domingo, 18 de outubro de 2009

Glossário de Jornalismo

A
All news – Emissora que transmite notícias durante 24 horas.
Âncora – Na televisão ou rádio, é o apresentador de um que pode comentar uma notícia.
Apuração – Checagem de informações junto às fontes emissoras.
Articulista - Pessoa que escreve artigos para jornais e revistas.
Artigo – Texto opinativo assinado. De responsabilidade exclusiva do autor, pode expressar opiniões diferentes das emitidas pela publicação.
Assessoria de Comunicação Social – Serviço especializado que coordena os trabalhos de comunicação nas organizações e engloba as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Assessoria de Imprensa – um dos serviços da Assessoria de Comunicação Social, responsável pela divulgação de matérias e sugestão de pautas para a mídia.
Aspas – Declaração inserida em uma matéria.

B
Baixar
– Mandar uma página para as oficinas do jornal. Aí termina o trabalho editorial e começa a parte industrial do processo.
Bigode - Fio de um ponto tipográfico que serve para marcar uma separação visual entre textos e/ou ilustrações. O termo bigode também é utilizado para designar o subtítulo, que vem abaixo do título da matéria.
Barriga – Matéria com informações falsas ou equivocadas.
Box – Recurso editorial que se reveste de forma gráfica própria. Um texto que aparece na página entre fios, sempre em associação íntima com outro texto, mais longo. Pode ser uma biografia, um diálogo, uma nota da redação, um comentário, um aspecto pitoresco da notícia.
"Briefing" - Significa informe. Em jornalismo, pode ser usado em dois sentidos: instruções sobre a execução de uma tarefa ou resumo de informações sobre qualquer evento que uma fonte dá aos jornalistas. Em publicidade, é um conjunto de informações que vão servir de subsídio para o desenvolvimento de um determinado trabalho.
Buraco - Fato que ocorre quando os textos e fotos ou ilustrações não são suficientes para preencher um espaço previsto. O editor tem como opção aumentar a foto ou a ilustração ou usar um calhau.

C
Cabeça – No rádio, abertura de uma notícia ou reportagem. No jornal impresso, marca no alto da página usada para definir a editoria responsável pelo trabalho.
Cabeçalho – Informações gerais e obrigatórias sobre a publicação. Inclui número da página, título e data da publicação.
Caderno – Conjunto impresso formado por no mínimo quatro páginas. Veja também suplemento e macarrão.
Calhau – Anúncio do próprio jornal usado para cobrir espaço não utilizado na página. O calhau é muito utilizado para substituir anúncios que caíram, quase nunca para substituir matérias.
Cartola – O mesmo que retranca ou chapéu. Uma ou mais palavras usadas para definir o assunto da matéria. É usada sobre o título do texto.
Chamada – No rádio, flash gravado sobre matéria ou programa. Em jornal impresso, pequeno texto usado na primeira página para chamar a atenção do leitor para determinada matéria.
Chapa – Material metálico como matriz usado para imprimir o jornal. É coberto por uma película fotossensível queimada com a ajuda de um fotolito, revelada e instalada nas rotativas. Sobre ela se aplica tinta para a impressão. Usa-se uma chapa para cada uma das cores básica, ciano, magenta, amarelo e preto.
Chapéu – É uma palavra, nome ou expressão, sempre sublinhada, usada acima do título e em corpo pequeno, para caracterizar o assunto ou personagem da notícia.
Check list – Relação de providências a serem tomadas para o acompanhamento de atividades.
Chefe de reportagem - Profissional que coordena os repórteres, determinando o que estes devem fazer. Nos organogramas das redações esse cargo vem sendo substituído pelo editor-assistente, que é responsável pela produção das reportagens.
Clichê – O mesmo que edição. Termo herdado dos primórdios do jornalismo. Para cada página de jornal era usado um clichê, um suporte metálico onde eram dispostos os tipos metálicos manualmente, formando frases e colunas. Antes da difusão do rádio e da televisão, os jornais tiravam várias edições atualizando o material publicado. Hoje, costuma-se fazer um segundo ou terceiro clichê para atualizar matérias importantes depois do horário de fechamento do jornal.
Clipping – Coleta e arquivo de todo material divulgado na imprensa sobre uma organização ou determinado assunto a ser divulgado por uma assessoria de imprensa. Pode ser impresso ou eletrônico.
Cobertura - Atividade do repórter ou equipe de reportagem no local de um acontecimento.
Coluna - Seção de jornal ou revista, assinada ou não, tratando de temas ligados à editoria ou seção.
Colunista - O responsável pela coluna.
Copydesk ou copidesque – Termo importado dos Estados Unidos por Pompeu de Souza durante a reforma do Diário Carioca. Na época poucos repórteres escreviam a matéria. Eles chegavam e ditavam o texto para o editor. Pompeu obrigou-os a escrever. Para transformar o texto incompreensível dos repórteres em algo legível existia uma Mesa de Textos (Copy Desk em inglês) com os melhores redatores do Diário Carioca. O termo incorporou-se à linguagem jornalística como sinônimo de redator.
Copyright - São os direitos reservados ao autor de uma obra (impressa, fotográfica ou eletrônica) ou a quem comprou os direitos do autor.
Crédito – Assinatura usada em foto ou para marcar material produzido por agência ou outra publicação.
Crônica – Texto em linguagem literária e estilo livre, em que não há compromisso necessariamente com temas da atualidade, como os artigos de opinião.
Cruzar informação - Significa confrontar informação originária de determinada fonte com uma fonte independente. Assim, cruzar com uma fonte significa possuir duas origens para uma informação. Cruzar com duas fontes, três. Qualquer informação de cuja veracidade não se tenha certeza deve ser cruzada.

D
Deadline
– Último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída.
Declaração – Texto ou opinião oficial expressa verbalmente por entrevistado.
Dedo-duro – Referência colocada em uma matéria para remetê-la para outro assunto em página diversa. Também conhecida como Leia mais.
Derrubar - Termo usado para expressar que uma reportagem ou matéria não vai ser publicada. Geralmente ocorre quando o repórter percebe que não vai conseguir apurar as informações, quando uma entrevista é cancelada, quando o editor desiste de abordar o assunto ou ainda quando entra um anúncio.
Diagramação – Adequação dos textos, desenhos, gráficos e fotos numa página, de acordo com os padrões visuais da publicação.

E
Editar
- Preparar matéria para ser impressa ou emitida, nos padrões do veículo.
Editor – É o jornalista que chefia um grupo de jornalistas que compõem uma Editoria.
Editor-chefe - É o jornalista que chefia a Redação do jornal.
Editoração eletrônica – Processo pelo qual é feita a configuração e formatação da página. Inclui texto, fotos, imagens e outros recursos.
Editoria – Seção especializada em determinado setor (esporte, polícia, arte, meio ambiente etc.)
Editorial – Texto com a opinião da publicação. Não vem assinado e geralmente, localiza-se diariamente na página de opinião do jornal.
Enquete – Pequenas entrevistas para levantar a opinião da comunidade.
Entrevista coletiva – entrevista que reúne jornalistas de vários veículos. Geralmente é convocada por uma assessoria de imprensa.
Entrevista exclusiva – entrevista concedida a um único jornalista.
Enxugar - Resumir um texto. Cada vez mais as publicações exigem que os textos sejam mais concisos. Às vezes também é preciso enxugar para caber na página diagramada.
Espelho - É a previsão do que vai ser publicado em uma página ou do que vai ao ar com a inclusão dos anúncios. Não confundir com diagrama.
Estourar - Ocorre quando um texto é maior que o espaço reservado. No rádio, é quando a matéria tem mais tempo do que o previsto. O editor normalmente suprime ou corta parte do texto, geralmente as últimas linhas.
Expediente – Quadro com os dados gerais da publicação. Consta obrigatoriamente a relação de diretores e editores-chefes e endereços.

F
Fato – Acontecimento que gera uma notícia.
Feature – Gênero jornalístico que vai além do caráter factual e imediato da notícia. Opõe-se a "hard news", que é o relato objetivo de fatos relevantes para a vida política, econômica e cotidiana. Um "feature" aprofunda o assunto e busca uma dimensão mais atemporal. Define-se pela forma, não pelo assunto tratado. Pode ser um perfil, uma história de interesse humano, uma entrevista.
Fechamento – Etapa do processo de edição em que os trabalhos são encerrados. Depois do fechamento não há mais revisão do texto e a edição é enviada para a gráfica.
Fio – Linha usada para dividir textos ou matérias. Também usada para realçar fotos.
Foca – Jornalista iniciante.
Follow- up – Contato telefônico ou pessoal, feito pela assessoria de imprensa, para confirmar recebimento de release ou reforçar sugestão de pauta.
Fonte – Pessoa que dá origem a uma informação ao veículo, por iniciativa própria ou por solicitação do jornalista.
Foto – Imagem capturada por uma câmera fotográfica. É um recurso essencial do jornalismo contemporâneo.
Fotojornalismo - A fotografia jornalística fixa um acontecimento e as suas impressões. O fotógrafo é o relator, o documentador visual entre a notícia e o público. A imagem nesse caso é o certificado de presença, é a prova ao leitor que o jornal estava presente na notícia.
Foto-legenda – Pequena matéria, de no máximo 20 linhas, usada para explicar ou destacar foto.
Fotolito – Filme gráfico negativo usado para queimar a chapa.
Furo – Matéria jornalística exclusiva de grande repercussão.

G
Ganhar na foto – Diminuir a foto na altura ou largura de maneira a ganhar mais texto. O corte não é proporcional.
Gancho - Pretexto que gera a oportunidade de um trabalho jornalístico. Quanto mais pretextos há para a produção de uma investigação jornalística mais oportuna ela é. Quanto mais “ganchos” estiverem por trás de uma edição mais “quente” ela é. Um fato que se ligue, que dê margem a outro, que sirva de ponte, de gancho, enfim, para a notícia.

H
House-organ – veículo impresso ou eletrônico, editado, publicado e distribuído por uma organização para divulgar assuntos de seu interesse.

I
Iceberg
- Texto que começa na primeira página e prossegue em páginas internas.
Ilustração - Desenho ou composição gráfica feita à mão para ilustrar determinadas notícias, crônicas ou charges, na ausência de fotografias.
Impressos – materiais impressos dirigidos a segmentos e públicos específicos.
Indicadores – Lista de dados do mercado financeiro em forma de tabela.
Intertítulo - Pequenos títulos colocados no meio do texto. Esse artifício é usado para tornar o texto menos denso. Há publicações que preferem destacar frases retiradas do texto para colocar nos intertítulos.
Infográfico – Artifício gráfico que envolve imagem e pequenas informações de texto que se complementam.
Informe publicitário - Anúncio pago com aspecto jornalístico ou reprodução paga de artigo ou reportagem.

J
Jabaculê ou jabá
- Dinheiro ou presente ao jornalista.
Janela - É quando se coloca uma foto menor dentro de uma foto maior para destacar detalhes. Um exemplo é quando se coloca uma grande foto de um incêndio e no detalhe (janela) aparece uma foto do aparelho que causou o incêndio. Esse recurso está em desuso nas publicações modernas.
Jornalismo analítico/opinativo - Análise que dá ao leitor a oportunidade de se aprofundar nos fatos, eventos, questões ou tendências. A análise do noticiário não deve ser confundida com a opinião ou o comentário, que devem estar circunscritos às colunas e aos artigos.
Jornalismo crítico – Forma de noticiar sob um ponto de vista crítico.
Jornalismo de serviço - Explora temas que tenham utilidade concreta e imediata para a vida do leitor. O jornalismo de serviço torna o jornal um artigo de primeira necessidade e garante seu lugar no mercado.
Jornalismo especializado – Explora abordagens mais profundas e informações mais especializadas e sofisticadas sobre determinado segmento. Requer do jornalista domínio cada vez maior dos assuntos específicos.

L
Lauda
- Cada um dos lados de uma folha de papel.
Lead ou Lide – Abertura de matéria tradicional. Precisa responder às seguintes perguntas: Quem, quando, onde, porque e de que maneira.
Legenda – Linha de texto colocada sob a foto. Artifício adicional para destacar o tema da matéria.
Lidão – Texto de até 60 linhas usado em reportagens para coordenar matérias diversas sobre um mesmo tema.
Linha de tempo – Dados dispostos em ordem cronológica com fotos e ilustrações. Podem ser colocados na página vertical ou horizontalmente.
Logomarca – O mesmo que logotipo, símbolo ou marca.
Logotipo - É o nome do jornal com as letras em corpo, forma e desenho escolhido pela empresa jornalística. Também refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca.

M
Macarrão
– Palavra usada para designar uma folha solta de papel-jornal, em tamanho padrão, inserida entre as páginas de uma edição. O “macarrão” pode ser previamente programado pelo setor industrial do jornal como pode também ser utilizado para aumentar ou diminuir o número de páginas de uma edição.
Mailing-list – Relação de nomes, endereços, telefones e e-mails de contatos da imprensa ou outros públicos de interesse, como clientes, fornecedores, etc.
Manchete - É o título principal que indica a notícia mais importante do jornal. Existe a manchete principal do jornal (na primeira página) assim como a manchete de cada caderno, seção ou página.
Matéria – Texto em formato e linguagem jornalística.
Matéria de gaveta ou de banco – Matéria fria que pode ser utilizada a qualquer momento ou em determinada ocasião oportuna.
Matéria Fria – Matéria que independe de sua atualidade para ser publicada.
Memória - Texto preparado jornalisticamente lembrando antecedentes do fato.
Mídia – Termo proveniente da palavra “media”, utilizado para designar os veículos de comunicação.
Mídia eletrônica - Rádio, TV e Internet.
Mídia impressa - Jornal e revista.

N
Nariz-de-cera - Introdução vaga, sem necessidade, de uma matéria.
Normas de redação – Conjunto de regras usadas para padronizar a produção de textos, títulos e legendas.
Notícia - Registro dos fatos, de informações de interesse jornalístico, sem comentários. Fatores objetivos determinam a publicação de uma notícia: ineditismo, atualidade, universalidade, proeminência.
Nota oficial – Documento impresso com a opinião de uma determinada fonte.
Nota ou balaio – Texto curto usado em colunas. Pequeno texto referente a um assunto que irá acontecer e responde a três questões básicas para compreensão: que, quem, quando.

O

Off – Declaração dada sob compromisso de não revelar a fonte.
Olho – Frase destacada sob o título ou no conjunto da página.
On – Declaração sem impedimento de revelar a fonte.
Órfã - Primeira linha de um parágrafo de texto, impressa sozinha na base de uma coluna, deixando o resto do parágrafo no topo da próxima.


P
Pauta - É uma ordem de serviço transmitida pelos chefes de reportagem. A pauta normalmente indica a pessoa que deve ser entrevistada, local, horário e até mesmo o tamanho da reportagem que deve ser produzida. Deve incluir também o enfoque e o objetivo da matéria. Pode indicar os temas principais a serem abordados no texto e sugestões de perguntas.
Pauta furada – Informação falsa.
Pé da matéria - É o final do texto. Todo repórter deve ter em mente que se o texto for reduzido, as últimas linhas serão eliminadas.
Cortar pelo pé significa retirar os últimos parágrafos sem se preocupar com a qualidade da informação contida no texto.
Perguntas e respostas – Matéria disposta sob a forma de um questionário. Serve para explicar aspectos do tema.
Perna – Sinônimo de coluna. “Descer em duas pernas”, matéria em duas colunas.
Personagem – Texto para mostrar quem é o ator principal da matéria.
Pescoção – Trabalhar durante a noite e a madrugada para antecipar material de fim de semana.
Pingue- pongue – Entrevista em forma de perguntas e respostas.
Plantar - Publicar informação com outro objetivo que não de informar. Geralmente atende a lobby ou a interesses pessoais.
Povo Fala – Enquete com populares sobre determinado assunto.
Press kit – Kit formado por um conjunto de textos, releases, fotos, gráficos para divulgação de determinadas atividades. Geralmente é distribuído à imprensa, durante uma coletiva ou evento.
Press release - Informação preparada pela assessoria de imprensa e encaminhada aos veículos.
Propaganda - Todo jornal sobrevive graças à propaganda. Inerente aos diferentes cadernos do jornal ou em encartes, ilustrada ou fotografada, ela também constitui um elemento de leitura do nosso cotidiano imprescindível para o leitor se localizar e informar a respeito das ofertas do mercado.
Projeto Gráfico – Padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.

Q
Quadro
– Box para explicar determinada informação da matéria

R
Recuado ou recuo - texto publicado em largura menor do que a coluna de texto do jornal.
Rafe - Aportuguesamento da palavra inglesa rough. É o "boneco" de um projeto gráfico.
Redator – Jornalista especializado em rever o texto do repórter e em preparar títulos e legendas. Na nova concepção de jornalismo, o profissional não se especializa mais em uma determinada área da produção de texto e edição.
Relatório de atividades – Instrumento da assessoria de imprensa utilizado para a prestação de contas ao cliente.
Release – Matéria preparada por assessoria de Imprensa.
Repercutir – Prosseguir num assunto do próprio jornal ou de outro. Veja suíte.
Reportagem – Matéria com grande centimetragem, cobrindo integralmente determinado assunto.
Retícula - tonalidades de cinza usadas como recurso de diagramação.
Retranca – Palavra que identifica um texto. "Samba" pode ser uma retranca que identifica um texto sobre as escolas de samba. O ideal é que a retranca tenha uma só palavra.

S
Sangrar - recurso gráfico que permite que se invada com texto, foto ou ilustração o espaço externo às margens ou coluna da página do jornal ou revista.
Seção – Sinônimo de editoria ou coluna de opinião ou nota.
Selo – Recurso gráfico que marca uma reportagem uma série de reportagens. É muito comum seu uso em série de reportagens. Normalmente é composto por uma pequena expressão e um desenho que se repete. Por exemplo: "Crise no INSS" pode ser acompanhado de um desenho de uma maca. Todo texto que se refira ao assunto é acompanhado desse selo.
Serviço – Pequeno texto usado no pé da matéria contendo endereço, página web ou telefone de algo citado na matéria.
Side - Termo usado para designar um outro lado da reportagem. São assuntos paralelos que se publicam nos sides. Um texto sobre um jogo de futebol pode trazer um side com o jogador que teve o melhor desempenho na partida.
Standard - Tamanho padrão dos jornais. Mede 54 x 33,5 cm. O único caso no Brasil de jornal que conseguiu sucesso sem ser standard é o Zero Hora, de Porto Alegre, publicado em tamanho tablóide. O tamanho tablóide é a metade do standard.
Stand by - Textos que podem ser publicados em qualquer época. Também são conhecidos como textos de "gaveta". Um texto que mostre os planos da empresa IBM para o Brasil, por exemplo, pode ser publicado em qualquer época (claro que sem exagero. Esse texto não pode ser publicado um ano depois de ser escrito, mas pode muito bem ser publicado duas semanas depois de ter sido escrito).
Sub – Matéria coordenada com a principal da página; título informal usado pelo sub-editor.
Sub-lead – Parágrafo colado ao lead da matéria.
Suíte - Do francês suite, isto é, série, sequência. Em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior.Também se usa o verbo suitar no sentido de repercutir.
Suplemento – Caderno adicional ao material principal do jornal.

T
Tabela – Gráficos numéricos dispostos ordenadamente.
Tablóide – Formato de jornal igual à metade da página do jornal standard. A área de impressão corresponde a 32 X 24,9 cm.
Taxação – Coleta e arquivo de todo material publicado na mídia sobre uma determinada empresa. Conhecida também como clipping ou clipagem.
Template – Modelo de página, dentro do projeto gráfico, que serve para iniciar o processo de diagramação.
Texto final - É o que vai ser publicado. Com a extinção do cargo do copidesque nos jornais, todo repórter deve ter um texto final. O que ele escreve é o que vai ser publicado.
Tijolinho – Informação contida em roteiros.
Tira ou tirinha - pequena história em quadrinhos, em geral composta por três ou quatro quadros no sentido horizontal.
Tiragem - total de cópias produzidas por um jornal ou revista em uma edição.
Título – Frase usada no alto da matéria para chamar a atenção do leitor (veja manchete).
Toques – Número limite de letras, espaços em branco e sinais ortográficos capazes de caber numa linha de título, legenda, sutiã ou olho.
Tripa – Coluna imprensada por anúncio ou anúncios de grande tamanho.

V
Vazado – Texto claro colocado sobre fundo escuro.
Vazamento - Informação que escapa ao controle da fonte responsável pelo seu sigilo e chega aos meios de comunicação. Às vezes, é do interesse da fonte "vazar" a informação.
Vender a pauta – Sugerir determinado tema ao editor.
Video-release - Release em fita para a tevê.
Viúva - quando, na diagramação, uma palavra ou sílaba sobra na última linha de um parágrafo.
Vinheta - forma gráfica usada para caracterizar uma seção na página de jornal ou revista. Também é empregada em rádio e televisão para indicar abertura e passagens de programas.

Um comentário:

  1. Estive estudando a lista dos Jargões Jornalísticos disponibilizado em seu Blog

    Dos diversos termos do glossário não encontrei o significado da expressão DROPS para o jornalismo. Leio e escuto esta expressão com frequência.

    Desta forma, é possível me informar o que significa DROPS no jornalismo.

    É possível associar a “notícia curta”?

    No aguardo de sua colaboração.

    Sds.


    VELOSO

    ResponderExcluir