quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasil é quinto mercado de internet e celulares no mundo

O Brasil fechou o ano de 2008 com 150,6 milhões de contratos de celulares. A informação é da ONU, Organização das Nações Unidas. Segundo os dados, a China está em primeiro lugar, com com 641 milhões de contratos de celulares, seguida da Índia, com 346 milhões. Os Estados Unidos ficaram em terceiro lugar no pódio, com 270 milhões de celulares. A Rússia tem a quarta colocação, com 187 milhões.

Apesar de conquistar o quinto lugar no ranking, em termos de penetração na população, o Brasil está na 94ª posição entre os 191 países da ONU. Somente 78% dos brasileiros possuem um celular. Enquanto em países como Portugal e Dinamarca, já são dois celulares por habitante. O Brasil perde para países como a Colômbia, onde 88% da população tem celular, e Paraguai, com 80%.

Internet

O número de internautas no Brasil também é o quinto maior do mundo em termos absolutos. O país chegou ao final de 2008, com 50 milhões de brasileiros com acesso à rede, enquanto em 2003, eram 19 milhões. A China lidera o ranking, com 298 milhões de pessoas com Internet. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 190 milhões, e em terceiro o Japão, com 88 milhões de internautas.

Porém, em termos proporcionais, no Brasil ainda configura um cenário de exclusão digital. Apenas 25% da população brasileira tem acesso à rede, o que faz com que o país seja o 76º colocado, na lista da ONU, em termos proporcionais.

(Fonte: Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário