sábado, 21 de novembro de 2009

Zuenir Ventura estará em Belo Horizonte na próxima terça

O escritor e jornalista Zuenir Ventura é o convidado para o encerramento do projeto Ofício da Palavra, realizado pelo Museu de Artes e Ofícios. Colunista do jornal O Globo, Zuenir Ventura é autor de vários livros, entre eles 1968 - o Ano que não terminou, obra que se tornou um best-seller, com mais de 200 mil exemplares vendidos. O jornalista também é ganhador de diversos prêmios, como os prêmios Esso de Reportagem e Wladimir Herzog de Jornalismo, em 1989.
A última edição do ano do Projeto Ofício da Palavra acontece nesta terça-feira, 24, a partir das 19h30, no Museu de Artes e Ofícios, à Estação Ferroviária, Praça da Estação. A entrada é gratuita.

BH sedia a 8ª Oficina para Inclusão Digital

Debater as políticas públicas e o uso da tecnologia como ferramenta para a inclusão social são alguns dos objetivos da 8ª Oficina para Inclusão Digital. O evento, que acontece no SESC Venda Nova, de 24 a 27 deste mês, é realizado Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do governo federal . Conta ainda com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte e de organizações da sociedade civil engajadas na promoção da inclusão digital. Além dos debates, a programação consta de oficinas, apresentações de cases e encontros, O evento tem inscrição gratuita e é aberto a qualquer pessoa que queira participar. A programação completa está disponível no site da 8ª Oficina para Inclusão Digital.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sindicato promove mesa redonda sobre mídia hegemônica

A Fundação Perseu Abramo e o SJPMG realizam nesta terça-feira, 17, a partir das 19h, mesa redonda sobre o tema "a mídia hegemônica e a liberdade de expressão". O evento será na sede do sindicato, à avenida Álvares Cabral, 400. Durante o encontro haverá também o lançamento do livro Diálogos da Perplexidade - Reflexões críticas sobre a mídia, de Venício e Bernardo Kucinski, publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo. Além do autor, participam da mesa Nilmário Miranda, o professor Mozahir Salomão e Kerison Lopes, diretor do SJPMG.

Música antiga é tema de debate na Faculdade Pitágoras


O Grupo de Música Antiga da Universidade de Estado de Minas Gerais faz concerto com instrumentos de época e repertório medieval e renascentista na Faculdade Pitágoras, no próximo dia 21. Após a apresentação, o grupo discute a relação entre música antiga e linguagem. O concerto será realizado no Auditório da Unidade Cidade Jardim, à avenida Prudente de Morais, 1602, de 15 às 18 horas.
A entrada é 1 Kg de alimento não perecível.
Mais informações pelo telefone 2111.2074.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Câmara aprova a constitucionalidade do diploma

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira, 11, em votação simbólica, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, do deputado Paulo Pimenta. A PEC estabelece a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão.
O próximo passo é a criação de uma comissão especial, que terá o prazo de 40 sessões para analisar a matéria. Se aprovada pela comissão, será votada pelo Plenário em dois turnos, com quorum mínimo para aprovação de 308 deputados.

Concurso vai premiar jornalistas e estudantes

Estão abertas as inscrições para o 5º.Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística. O concurso tem como mote “Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”. Podem participar repórteres, editores e chefes de reportagem de diferentes tipos de veículos (impresso, rádio, televisão, web e veículos comunitários ou alternativos), além de estudantes e professores de cursos de comunicação. Os interessados deverão se inscrever até o dia 29 de janeiro de 2010.
Mais informações podem ser obtidas no site www.andi.org.br/timlopes

Crimes na internet poderão ser denunciados por meio de formulário online

Demorou, mas saiu. A partir desta quinta-feira, 12, as pessoas já poderão denunciar crimes de pedofilia, genocídio e outros delitos que violam os direitos humanos na web. Para isso, a Polícia Federal (PF) já disponibilizou um formulário na sua página da Internet. A iniciativa faz parte do Projeto Anjos na Rede, fruto de uma parceria entre a PF, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República e a ONG Safernet.
Qualquer pessoa que tenha conhecimento de sites que divulguem pornografia infantil, crimes de ódio, genocídio, entre outros, pode informar aos órgãos responsáveis pela investigação.
O formulário já está disponível no site da Polícia Federal.

Direitos autorais na internet é tema de discussão

Empresas de comunicação brasileiras aderiram aos princípios que pretendem garantir a independência e a qualidade do jornalismo na internet. A Carta de Hamburgo foi discutida em um seminário em Buenos Aires, onde recebeu a adesão da Associação Nacional de Jornais e dos jornais O Globo e Folha de Sâo Paulo.
O documento já foi assinado por cerca de 200 empresas de comunicação em todo o mundo, que estão preocupadas com a distribuição da receita publicitária na internet.
A Declaração de Hamburgo defende a aprovação de leis para que empresas que investiram em jornalismo tenham seus direitos de propriedade intelectual assegurados na internet.
Segundo o documento, no longo prazo, a prática de não pagar pelo investimento feito por empresas de comunicação põe em risco a criação de conteúdos de qualidade e o próprio jornalismo. Afirma também que o livre acesso à rede não significa conteúdo de graça.

Fonte: G1 (10.11.2009)

Murdoch quer restringir conteúdos do Google

O proprietário do Wall Street Journal, Rupert Murdoch, quer tirar dos índices da Google os sites do The Sun, do The Times e do Wall Street Jounal, para que os leitores tenham que pagar para ter acesso ao conteúdo.
Nos últimos meses Murdoch, que também é dono de 38 empresas de comunicação, intensificou a guerra contra a Google por não concordar com a ideia de que o mecanismo de busca caia nas regras do “uso aceitável”, que acaba se tornando um argumento para sites que reproduzem trechos de notícias on line.

Fonte: Folha de São Paulo

TV Alterosa seleciona estagiário

Podem se inscrever alunos de jornalismo, cursando entre o 2º e 5º período, com excelente redação e português, disponibilidade para estagiar de 9 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. O aluno deve ter também conhecimento do Pacote Office.
Oferecem: bolsa de estágio, vale transporte e seguro de vida.
Os interessados devem encaminhar currículo para: recrutar.rh@uai.com.br, com o assunto: ESTÁGIO JORN MANHÃ.

Sesc realiza mostra do cinema francês contemporâneo

O Sesc Laces/JK exibe, até o próximo domingo, uma sessão diária de filme francês. A mostra acontece às 20 horas e tem entrada gratuita. O Sesc fica na rua dos Caetés, 603, no Centro de BH. Confira a programação:
Quinta (12/11): Até já, de Benoit Jacquot.
Sexta (13/11): Retorno à Normandia, de Nicolas Philibert.
Sábado (14/11): Assassinas, de Patrice Grandperret
Domingo (15/11): O último dos loucos, de Laurent Achard

Sinapro comemora Dia Mundial da Propaganda

O Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG) promove, no dia 4 de dezembro, no Hotel Ouro Minas, encontro para homenagear empresas, fornecedores e profissionais de destaque do mercado publicitário. O evento também vai comemorar os 30 anos do Sindicato.
Os convites para o evento já estão à venda no site da Comunica-MG.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Academia Mineira de Letras debate o jornalismo brasileiro nos últimos 60 anos

O jornalista e escritor Villas-Bôas Corrêa é o convidado da próxima edição do projeto Bate-papo com o Autor, realizado pela Academia Mineira de Letras. Além de debater o jornalismo no Brasil, Corrêa lançará o livro “Conversa com a memória”, que é uma tentativa do autor de retratar a sua experiência como repórter político. O evento, que tem entrada franca, acontece no próximo dia 12, às 19h30, na Rua da Bahia 1.466.
Mais informações pelo telefone (31) 3222-5764.

11º Festival Internacional de Curtas de BH exibe 119 produções

Com entrada gratuita, a 11ª edição do evento reúne filmes selecionados pelos curadores, produções pouco vistas e algumas ainda inéditas. Além das mostras nacionais e internacionais, integram a programação mesas de debate, sessões comentadas e encontros. O festival acontece no Palácio das Artes, até o próximo dia 13. A programação está disponível no site www.festivaldecurtasbh.com.br.
Os ingressos serão distribuídos 15 minutos antes de cada sessão.

CNPq premia trabalhos sobre gênero

Encerram-se, no próximo dia 20, as inscrições para o 5º. Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros. Criado em 2005, a premiação integra o Programa Mulher e Ciência, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O objetivo é estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero, mulheres e feminismo no país.
O ganhador receberá R$ 10 mil em prêmios, além de bolsas de doutorado e terá os seus trabalhos publicados.
Mais informações podem ser obtidas no hotsite http://www.cnpq.br/premios/2009/ig/ .

Estética da animação cinematográfica é tema de debate em BH

O projeto Café das Artes recebe, nesta terça-feira, dia 10, o animador cinematográfico e roteirista Sávio Leite e os professores da UFMG, Sérgio Vilaça e Daniel Werneck, para um debate sobre a Estética da Animação Cinematográfica Brasileira. O evento será realizado às 19h, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita.
Mais informações pelos telefones (31) 3222-1711 e (31) 8804 1159.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Comunicação Empresarial é tema de Congresso em Nova Lima

A Aberje, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, realiza no próximo dia 3, na Casa Fiat, em Nova Lima, a segunda edição do Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Minas. A Comunicação Interna nas organizações, a sustentabilidade, as ações com a comunidade e a Comunicação Integrada são alguns dos temas em pauta. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no hotsite http://www.aberje.com.br/eventos/2009/2congressominas/default.htm.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Jornalista do portal Terra participa do Primeira Terça

O jornalista Bob Fernandes, editor, repórter e colunista de esportes do Portal Terra, é o convidado do próximo Primeira Terça, que excepcionalmente no mês de novembro será realizado na quarta-feira, 18, por causa do feriado de finados.
As particularidades dos portais de notícia, informações no meio digital, novas mídias e a Copa do Mundo de 2014 serão alguns dos temas abordados na palestra.
O projeto Primeira Terça é realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais localizado, à Avenida Álvares Cabral, 400, em Belo Horizonte.

Adiada mais uma vez votação da PEC do Diploma

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados adiou novamente, nesta quarta-feira, 4, a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09, que restabelece a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo. A comissão decidiu que o parecer vai a voto na próxima quarta-feira, 11. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) apresentou requerimento pedindo a retirada do projeto da pauta, mas foi derrotado por 29 votos contra 10.